| Cursos e Turmas com Formação específicas In Company :: Consulte!

| Cursos e Turmas com Formação específicas In Company :: Consulte!
Pós| MBA | EXTENSÃO Inscreva-se! Confira os cursos disponíveis em nosso site. www.esnt.com.br | Formação específica In Company :: Consulte!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Processos: Especialista fala sobre Logística Enxuta


PROCESSOS
Especialista da FURB fala sobre logística enxuta. 

Alta competitividade é uma das expressões mais utilizadas para definir o atual cenário corporativo. Disso quase todas as empresas sabem, tanto na teoria quanto na prática. O que está mudando é a relação entre quantidades produzidas e resultados financeiros atingidos.

Prof André Luis Almeida Bastos, coordenador ESNT: “foco no produto é característica da filosofia Lean”.


Em linhas gerais, esta é a mudança que propõe o conceito de lean manufacturing, ou produção enxuta.
O coordenador dos cursos de pós-graduação em Engenharia de Produção e Lean Manufacturing da Furb, Prof André Luis Almeida Bastos, comenta que o primeiro passo para a readequação do sistema produtivo é a mudança de mentalidade dos gestores. _“Rompe-se com conceitos extremamente enraizados na forma de condução dos sistemas produtivos, que são a otimização do tempo de funcionamento das máquinas e os custos unitários menores, por exemplo”, afirma o especialista.
Uma das principais alterações relacionadas ao sistema lean é da logística.
A logística enxuta (do inglês lean logistics) também tem como desafio mudar radicalmente a mentalidade do gestor. _“Quando se fala em otimização de logística, a primeira coisa que o gestor pensa é em como criar um processo que consiga manter os caminhões na sua capacidade máxima sempre”, afirma André. _“Este é um dos conceitos trabalhados: ao invés de excesso de estoques, a ideia é maximizar o fluxo de valor, reduzir desperdícios e perdas, reduzir o tempo de entrega e os estoques, dispor de maior flexibilidade e melhorar o nível de serviço, sem grandes impactos nos custos”, continua o especialista.
Entre os problemas evitados com a adoção do conceito lean na área de logística estão os grandes estoques, que acabam escondendo as ineficiências do processo produtivo. _“Com menores estoques, além do nível de qualidade ser melhorado, a identificação dos problemas é facilitada”, afirma o Prof André.

O CONCEITO LEAN
Dar respostas adequadas à demanda e atender aos clientes com velocidade e eficiência. Este é o princípio básico do lean manufacturing, que molda sistemas produtivos direcionados à qualidade dos produtos e do atendimento: _“O foco é do valor do produto”, afirma o Prof André.


Fonte: Matéria publicada Noticenter - SC
www.noticenter.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas impressões serão sempre muito importantes para nós. Deixe seu comentário!